Jogos Vorazes nunca foi sobre Jogos Vorazes. Os dois primeiros filmes e livros definir a fundação, e um ou outro pode vir a emergir como um dos favoritos. É na A Esperança, no entanto, que somos capazes de chegar ao coração da série e que ele está explorando: guerra, rebelião, a política, a ganância, a borda perigosa do idealismo, e, em última análise, a natureza humana. Isso pode soar um pouco hiperbólico, uma vez que estamos falando de uma série adulta jovem. Como alguém que aprecia os dois livros de Suzanne Collins e que o diretor Francis Lawrence, e Gary Ross antes dele, trouxeram para as adaptações cinematográficas, acho que é dessas investigações fundamentais que elevam esta fábula além do que pode ter sido de outra forma apenas um artifício inteligente. Isto não é para exagerar o assunto, é só para dizer que Jogos Vorazes é muito bom em ser o que é: uma franquia digna.
As alegorias são largas, já que muitas vezes estão em obras de ficção que tocam no comentário social e, em particular, em uma narrativa que se destina a apelar para adolescentes. No entanto, eles ressoam e são todos muito relacionáveis. Sob as circunstâncias elevados, não é o anel de verdade. É difícil imaginar que alguém jamais voltará a comparar os filmes Jogos Vorazes para a Saga Crepúsculo ou descartá-los como pouco mais do que uma pálida imitação de Battle Royale. A Esperança, é claro, fundamentalmente destinado a ser uma peça envolvente de entretenimento - e entrega nessa frente. No entanto, é também uma história em que o protagonista pode ser encarado não apenas como um herói improvável, mas uma desconstrução do que um herói é ou pretende ser.
Existem dois elementos significativos do livro de ausência do filme. No seu conjunto, no entanto, esta é uma adaptação poderosa e bem sucedida. O filme transmite de forma eficaz a idéia de que, em circunstâncias como essas, não há respostas simples, fácil. Não há herói sem falhas, nenhum governo ou a solução perfeita. Em última análise, o verdadeiro perigo está pensando nos outros ou do mundo em termos polarizados. "Capitais ruins, Distritos boas" pode tornar-se tão perigoso e violento de um quadro como "Capital bom, Distritos descartáveis." O filme não transformar-se em uma festa cínica de apatia ou, apesar de tudo. Katniss deve entrar no campo de jogo, como monstruoso como ela é. Confrontado com opções impossíveis, ela ainda deve agir e aceitar que suas decisões terão consequências; algumas benéficas, outras insuportável
0 comentários: